*PRIDE MONTH* I Was Born For This

Se tem um livro que eu amei e adoraria ler uma continuação, ou até mesmo um prelúdio – ou os dois – é o terceiro livro da Alice Oseman. Uma história de amizade, família, saúde mental, fama e fandom, seguimos dois lados da banda sensação britânica The Ark, um de quem está por dentro e de alguém que está de fora.

Jimmy é o frontman da banda que se formou na escola, e começa a se sentir um pouco sufocado com a fama, principalmente com o comportamento das fãs. Seu melhores amigos e colegas de banda Rowan e Lister têm seus próprios problemas para lidar – Rowan tem uma namorada que quer manter fora dos holofotes e Lister que bebe e fuma um pouco demais -, mas também têm suas reservas sobre o futuro da banda. Jimmy é trans e gay, mas isso não é o foco da história, já que é de conhecimento geral dos fãs e da mídia – ainda que haja uma parte que aborda como isso veio a acontecer.

A segunda protagonista é Angel, uma das fãs mais populares do fandom da The Ark, que viaja para Londres para assistir a um show, além participar de encontros de fãs, e conhecer pessoalmente sua melhor amiga, com quem ela só se comunicava online, Juliet. Angel, cujo nome verdadeiro é Fereshteh, é muçulmana de descendência iraniana e usa hijab – véu utilizado por mulheres da religião.
The Ark - Alice Oseman

Os caminhos dos dois se cruzam em Londres, quando Jimmy está à beira do pânico e Angel precisa deixar seu lado fangirl de lado e ajudá-lo. Eles têm personalidades muito diferentes, Angel sempre agitada e falante e Jimmy introspectivo e pensativo, e isso nos dá momentos genuínos de uma amizade improvável. A saúde mental de Jimmy tem um grande foco na trama, e como isso interfere em seu trabalho como músico, aparições públicas e até suas interações com Rowan e Lister. O tempo que ele passa com Angel o ajuda a manter o pé um pouco no chão, apesar do medo inicial que sente por ela ser uma fã.

Já Angel está em território completamente desconhecido. Não só ela foi para Londres se hospedar na casa de sua amiga virtual, com quem ela nunca se encontrara na vida real, ainda dá de cara com seu maior ídolo - sério, ela conhecida no Twitter como Jimmy’s Angels – em um momento terrível para Jimmy. Como ela perceptiva e muito empática, ela consegue ajudar Jimmy a passar por essa fase difícil.

Eu AMO os personagens secundários desse livro. Não tem nenhum que é raso ou sem razão de estar lá. O avô de Jimmy e a os pais de Angel são pontos de apoio ao longo do livro, e os amigos têm tanto carisma que é impossível não os amar. Pontos extras para a incrível Bliss Lai por aguentar todo o drama de namorar um rockstar e ser madura o suficiente para isso.
Angel - Alice Oseman

O final é tão aberto e cheio de possibilidades que NECESSITA de uma continuação. A autora, inicialmente, disse que seria um livro único, mas nos últimos tempos tem comentado sobre planos para uma sequência, o que seria o MÁXIMO. Além do livro, a Alice tem várias ilustrações e mini-comics sobre os personagens, inclusive uma em que Nick e Charlie – de Heartstopper! – têm crushes nos meninos da banda. Vale a pena conferir as ilustrações!

Esse é o único livro da Alice Oseman que não tenho em formato físico, pois é impossível achar no Brasil por um preço decente. Comprei pelo site Book Depository (que tem frete internacional grátis), mas não chegou – foi a única vez que isso aconteceu, e fui informada que, por conta da pandemia mundial, muitos pedidos não estavam chegando aos destinatários, portando acharam melhor nem me enviar outro, e fizeram estorno do valor. Agora estou esperando um melhor momento para tentar de novo, mas seria meu sonho se fosse publicado no Brasil – alguma possibilidade, Editora Rocco?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

*Resenha* Carrossel Sombrio e Outras Histórias

*Resenha* Surrender Your Sons

*Resenha* Até o Fim do Mundo