*PRIDE MONTH* Heartstopper
O que começou como uma webcomic e hoje é um sucesso com três volumes publicados e novos capítulos três vezes por mês, Heartstopper é um romance fofíssimo e spin-off do livro de estreia da autora Alice Oseman, que foi lançado no Brasil pela editora Rocco como Um Ano Solitário.
A graphic novel se passa antes dos eventos do livro, com Charlie Spring, um garoto gay solitário e irmão da protagonista de Um Ano Solitário Tori, conhecendo Nick Nelson, um jogador de rugby um ano mais velho com que forma uma hesitante amizade. Conforme os dois vão entrando um na vida do outro, Charlie começa a se apaixonar e Nick passa a questionar sua sexualidade.
Cheio de personagens maravilhosos, o “Osemanverse” – universo conectado em que todas as histórias da autora se passam – trata de diversos assuntos complicados com sensibilidade. Em Heartstopper, Charlie, Nick e seus amigos lidam com homofobia, saúde mental, distúrbios alimentares, problemas familiares, além de estarem naquela idade em que são tratados como crianças mas é esperado que ajam como adultos.
Todo o processo de aceitação de Nick em relação à sua bissexualidade e aos seus sentimentos por Charlie acontece de forma gradual e realista, assim como a compreensão de Charlie em esperar que Nick esteja pronto para se abrir para o mundo – ou não, Charlie em nenhum momento pressiona Nick a se assumir, ou a escolher um rótulo. O próprio Charlie enfrentou muito bullying na escola quando foi jogado para fora do armário antes de estar pronto, e isso o afetou de formas muito sérias – ele enfrenta depressão, automutilação e pensamentos suicidas. O relacionamento dos dois tem uma base forte de confiança e apoio um ao outro, e isso torna a história ainda mais bonita.
Sem falar na arte, claro. Todos os painéis são lindos, as expressões dos personagens muito reais, os ambientes e os fundos. Eu adoro como o cabelo do Charlie vai mudando ao longo dos capítulos e a covinha fofa que aparece o tempo todo, a cara de apaixonado de Nick cada vez que ele olha para Charlie.
Os personagens que orbitam o casal também são lindamente desenhados, e todos tem seu desenvolvimento e profundidade. As famílias Spring – os pais, Tori, a irmã mais velha e Oliver, o irmãozinho - e Nelson – mamãe Nelson e a cachorrinha Nellie, e o irmão mais velho mala – estão sempre presentes para apoiar seus filhos, e os amigos formam um grupo diversos e incrível: Tao, o melhor amigo de Charlie; Aled, protagonista de Rádio Silêncio; Tara, ex-crush de Nick; Darcy, namorada de Tara e a melhor personagem de fundo de todas; e Elle, que estudou com os meninos até se assumir trans e se mudar para a escola das meninas. Já aviso que é impossível não amar cada um desses adoráveis personagens, e os casais que vão se formando no grupo.
A série ainda está em andamento, atualmente no quatro volume. Três já foram publicados em formato físico no Reino Unido, e o primeiro volume foi lançado nos EUA recentemente. Também é possível ler os capítulos gratuitamente no Tumblr da autora e no site Tapas - https://tapas.io/series/Heartstopper. Também indico que apoiem a criadora como puderem, seja comprando os livros, divulgando as artes ou apoiando financeiramente no Patreon – como eu, que recebo páginas novas quase todos os dias, já que a Alice posta conforme vai fazendo.
Recomendo muito, é uma leitura imperdível sobre amizade, autodescoberta, amor, com um toque especial que essa autora maravilhosa tem de nos conectar com os personagens e a história.
Comentários
Postar um comentário