*Resenha* Yes, No, Maybe So

Sou fã de carteirinha da Becky Albertalli, então estava bem ansiosa por essa colaboração com a autora Aisha Saeed. Com essa capa adorável e a promessa de um romance fofo, esse é um lançamento que eu não podia perder.

Sinopse:

“SIM

Jamie Goldberg não tem problemas em ser voluntário para seu candidato ao senado - desde que seja por trás das cenas. Quando se trata de falar com estranhos (ou, sejamos sinceros, falar com quase qualquer pessoa), Jamie engasga. Não há possibilidade de ele bater em portas para pedir às pessoas para votar - até em conhecer Maya.

NÃO

Maya Rehman está vivendo o pior Ramadan de todos. Sua melhor amiga está ocupada demais, sua viagem de verão foi cancelada, e agora seus pais estão se separando. Por qual motivo sua mãe acha que a solução para os seus problemas é voluntariado político - com uma cara estranho que ela mal conhece -, ela nunca vai saber.

TALVEZ

Ir de porta em porta não é exatamente glamoroso, mas talvez não seja a pior coisa do mundo. Afinal, as pesquisas estão acirradas - e Maya e Jamie estão ficando próximos. Dominar ativismo local é uma coisa. Navegar o romance intercultural do século é completamente outra.”

A história segue dois pontos de vista, em meio a uma campanha política para uma eleição especial para o senado americano.

Jamie é atrapalhado e tem aquela síndrome de sempre falar a coisa errada que o assombra em todas as interações. Ele vive com a mãe, a avó - uma estrela do Instagram - e a irmã mais nova, Sophie - minha favorita, ela sempre tem os melhores comentários, e seu desenvolvimento me deixou com um gostinho de “quero-mais”; meio que quero um livro sobre Sophie navegando a adolescência, já que esse livro cobre um pouquinho sobre suas amizades e crushes em meio aos preparativos para seu Bar Mitzvah.

Maya está enfrentando momentos difíceis. Seus pais estão uma separação experimental, fazendo com que ela tenha que se deslocar entre a casa onde sempre viveu e o novo apartamento de seus pai, e sua melhor amiga parece nunca ter tempo para ela, está sempre ocupada com o emprego e sua nova colega de quarto da faculdade.

Eles foram amigos de infância e se reencontram em um evento da campanha política em que o primo de Jamie trabalha – o primo Gabe é um jovem extremamente entusiasmado na campanha, e espera que todos se dediquem ao máximo, assim como ele. Quando as mães os oferecem como voluntários para bater nas portas dos eleitores e pedir que eles votem, Maya e Jamie começam a prestar mais atenção à importância que essa pequena eleição local pode ter na situação do país.

As situações políticas dos EUA e do Brasil são bem diferentes, mas uma coisa é certa: às vezes, a escolha é entre o péssimo e o menos pior, e temos que tomar uma atitude para impedir que o péssimo aconteça.

Além tratar de política de uma forma leve, que convence não só os personagens mas também os leitores a se importar, o livro trata de religião e privilégios.

Jamie é judeu e Maya é muçulmana, e a trama traz situações em que atos preconceituosos são justificados como ações para segurança e piadas sem maldade, e como isso afeta uma parcela da população que é marginalizada pelo privilégio de poucos.

O romance é construído de forma gradual e bem orgânica. Maya e Jamie vão conhecendo a vida um do outro, dividindo momentos e pensamentos, com o apoio das pessoas ao seu redor, família e amigos.

A colaboração das duas autoras funcionou muito bem, duas vozes bem claras e complementares. Não conhecia o trabalho de Aisha Saeed, mas com certeza vou procurar conhecer.

Gostei muito da mensagem otimista do livro, principalmente nesses tempos complicados em que vivemos, com tanto ódio e preconceito se espalhando - às vezes parece que estamos voltando no tempo ao invés de evoluir. Lutar pelo que acreditamos é importante mesmo que o caminho seja longo e árduo, mesmo que por vezes não pareça estar dando resultado. Desistir é o pior que podemos fazer.

Mal posso esperar para que esse livro seja lançado no Brasil, para eu poder adicionar à minha coleção da Becky Albertalli!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

*Resenha* Carrossel Sombrio e Outras Histórias

*Resenha* Surrender Your Sons

*Resenha* Até o Fim do Mundo