*Resenha* The Brilliant Death

Já conhecia o trabalho da autora Amy Rose Capetta pela duologia Once and Future e Sword in the Stars, escrito junto a Cory McCarthy - com quem é casada -, e estava bem curiosa para conhecer um livro solo.

Teodora faz parte da poderosa família Di Sangro, uma das cinco famílias que governam Vinalia. Quando seu pai e os outros líderes das famílias sofrem atentados, os herdeiros devem se apresentar à capital e ao auto-proclamado governante do país, o Capo. Teo tem dois irmãos, mas ela é a melhor opção para lidar com a situação. O problema é que Teo é mulher, e por isso não pode chefiar uma família. Dessa forma, ela decide usar seu poder secreto de transformar pessoas em objetos para mudar seu próprio corpo e se fazer passar por homem.

Essa é uma história de fantasia com intrigas, conspirações, segredos e tem tanto personagem principal como interesse romântico de gênero fluido. Teo nunca se sentiu completamente confortável em ser vista como mulher, preferindo o apelido ao nome completo por soar mais masculino. Quando conhece Cielo, que muda de masculino para feminino com facilidade, Teo percebe que pode aprender com Cielo. Teo usa pronomes femininos para si mesma, e muda o gênero dos pronomes de Cielo de acordo com a aparência de Cielo.

Teo e Cielo são Strega, possuem magia, e strega são proibidos em Vinalia, portanto esse poder deve ser mantido em segredo. Cielo busca respostas sobre o desaparecimento de sua mãe, e por isso concorda em ajudar Teo. Além disso, várias Strega pelo país estão desaparecendo, e Cielo acredita que sua mãe está de alguma forma envolvida.

A narrativa mistura magia com conspiração política, tentativas de assassinato e bailes, tudo com detalhes vividos. Vinalia é baseada na Itália, e eu pude imaginar as cidades e vilas descritas, a roupas e cenários, perfeitamente. A sociedade é patriarcal e despreza as mulheres, sendo apenas esposas e mães, enquanto os homens podem encontrar carreiras e se tornar chefes de famílias.

Os cinco herdeiros que Teo conhece são jovens determinados a fazer o melhor para suas famílias, enquanto o Capo tem outros objetivos, alguns mais secretos e sombrios do que outros.

O relacionamento de Teo com sua família é muito importante para o desenvolvimento da personagem, principalmente com seu pai, a quem ela sempre quis agradar. Ela ressente seu sexo por não permiti-la ser herdeira de seu pai, e de certa forma também ressente o pai por tratá-la como um filho mas não dar as mesmas oportunidades a ela.

O romance é bem construído, passando de desconfiança para aliados para amantes. Tanto Cielo quanto Teo não têm preferência pelo gênero do parceiro, e demonstram atração um pelo outro como feminino ou masculino.

As revelações acontecem ao longo da narrativa, não somente no final, o que dá um bom ritmo ao livro, que não fica cansativo. Espero ler logo a continuação, The Storm of Life, que está a caminho para mim pelo correio - uma hora chega 🙌 - e descobrir como essa história termina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

*Resenha* Carrossel Sombrio e Outras Histórias

*Resenha* Surrender Your Sons

*Resenha* Até o Fim do Mundo