*Resenha* O Canto Mais Escuro da Floresta

Só conhecia a escrita mágica e sombria da autora Holly Black  pela trilogia O Povo do Ar, então já imaginava o que podia encontrar nesse volume único, mas foi muito mais do que eu esperava.

A história se passa na pequena cidade de Fairfolk, onde a comunidade local sabe da existência do povo das fadas que vive na floresta, e também sabe como viver em harmonia com as criaturas. Os irmãos Ben e Hazel cresceram correndo livres pelas árvores, caçando fadas malignas e contando histórias ao Menino de Chifres, uma fada adormecida em um caixão de vidro que sempre esteve em um clareira. Mistério ronda a cidade em que turistas por vezes desaparecem, mas mesmo assim pessoas não param de visitar a mística floresta e o caixão de vidro.

Quando o Menino de Chifres acorda de repente, e várias coisas estranhas começam a acontecer com os moradores, Ben e Hazel passam a investigar e descobrir segredos que mudarão suas vidas.

É uma história cheia de personagens cativantes e mistérios intrigantes. O relacionamento entre os irmãos e seus pais negligentes, o astuto e cruel povo das fadas, as decisões que Hazel teve que tomar quando criança que pesam em seus ombros, o talento mágico de Ben para música que se tornou uma maldição.

Uma das minhas partes favoritas foi a história de Jack, uma criança trocada cuja família humana recuperou o filho biológico e mesmo assim o adotou. Ele cresceu ao lado do irmão e em meio a uma família amorosa, mas sabe de sua real natureza e sente-se dividido entre suas duas famílias.

Toda a magia das fadas está presente na história, aquele povo ambíguo, astuto e cruel que gosta de se divertir as custas dos humanos. É possível ver algumas de suas travessuras maldosas, assim como uma festa em que todos os tipos de fadas se reúnem e dançam a noite toda.

Gostei muito como os mistérios vão se desenrolando. De início há somente o ponto de vista de Hazel, mas depois são incluídos outros, dando mais profundidade aos personagens.

Há um que de contos de fada, claro. Um príncipe adormecido magicamente, um rei tirano, um amor proibido que acaba em tragédia. Mas a heroína brandindo a espada é uma menina humana, o monstro é um ser torturado que busca compreensão, e não há nenhum triângulo amoroso.

Vale a pena ler. É um livro rapidinho, pois a ação e os mistérios vem um após o outro, e não dá para parar até descobrir as respostas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

*Resenha* Carrossel Sombrio e Outras Histórias

*Resenha* Surrender Your Sons

*Resenha* Até o Fim do Mundo