*Resenha* The Extraordinaries

Recebi essa cópia digital adiantada como cortesia da editora e do autor via NetGalley, para dar minha opinião sincera antes do lançamento. Não tinha lido nada do autor T.J. Klune, apesar de ele ter várias publicações, mas fiquei muito interessada na sinopse e fiz a solicitação. Foi uma ótima escolha, já que livro me surpreendeu positivamente. 

Nick é um fanboy do maior herói da cidade, o Extraordinário chamado Shadow Star. Ele escreve a fanfic mais popular do fandom, em que Shadow Star se apaixona perdidamente por um garoto comum – que pode ou não ter as mesmas características do próprio Nick -, tem pôsteres pelo quarto e acredita que seu destino é fazer o herói superpoderoso se apaixonar por ele. Nick só precisa encontrar uma forma de se tornar um Extraordinário, pois todo mundo sabe que ser comum é motivo para ser sequestrado por super vilões, para obrigar o herói a escolher entre salvar a cidade e salvar seu amor verdadeiro. E Nick não será uma fraqueza para Shadow Star.

Urgh, nem sei por onde começar a dizer o quanto eu adorei esse livro. Então vou cobrir o básico para não entrar em território de spoilers. 

Nick é adoravelmente adorável. Ele tem TDAH – transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – e é extremamente inseguro por não se encaixar no padrão “normal”. Ele sai em umas tangentes absurdas que deixa até ele mesmo confuso sobre como chegou lá, e está sempre com um novo plano para colocar em ação, um mais maluco do que o outro. Algumas coisas que são escritas de forma propositalmente óbvia, que o leitor consegue claramente ver, para mostrar o quão desatento Nick é sobre as coisas que estão na sua frente.

Todos os personagens secundários são incríveis. 

O relacionamento de Nick com o pai é brilhante, eles têm as melhores conversas e o amor, aceitação e incentivo de ambas as partes estão presentes o tempo todo. Ele é policial, e Nick está sempre preocupado com o trabalho perigoso, morrendo de medo de perder o pai – a mãe morreu alguns anos antes, deixando os dois devastados. 

O grupo de amigos de Nick é constituído em Seth – o melhor amigo de todos, na verdade, “a melhor coisa que já agraciou o mundo, Nick é tão sortudo de ter Seth em sua vida” -, Gibby – a “baby butch” que sempre protegeu Nick e Seth dos valentões – e Jazz – a princesa que pode acabar com qualquer um em uma luta corpo a corpo. E Owen – rico, bonito e popular -, com quem Nick teve um breve relacionamento que deixou todo mundo confuso e levemente desconfortável. Seth é todo tímido e fofo, com suas gravatas estampadas, e está claramente apaixonado pelo melhor amigo, e Nick, é claro, não percebe isso, nem nota que está apaixonado por Seth também. Gibby e Jazz são namoradas e são demais! Elas são expectadoras e comentaristas do relacionamento atrapalhado de Nick e Seth, mas sempre apoiando os dois da melhor forma possível. Owen pode dizer que não quer um relacionamento, mas ele se importa com Nick, mesmo agindo como um idiota na maioria das vezes.

As situações em que Nick se mete em seu plano de se tornar um Extraordinário são hilárias. De colocar um inseto no micro-ondas para torná-lo radioativo a pular em um rio poluído, Nick convoca seu grupo ajudá-lo, e está certo de que irá funcionar, e de que ele irá conquistar Shadow Star e eles serão felizes para sempre. Mas seu proposito começa a mudar quando ele percebe que talvez ter poderes não sirva só para conquistar o cara dos seus sonhos, mas também traz responsabilidades e deveres, e que salvar o mundo pode estar em seu alcance.

Explorando um monte de clichês de super-heróis, The Extraordinaries é uma história sobre amadurecimento, com muito bom humor e personagens que ficam no coração, além de algumas revelações que só são chocantes para Nick, por que todos nós já sabíamos – mas é muito engraçado vê-lo reagir às surpresas que estavam na cara dele. O gancho final me deixou ansiosíssima para a continuação – prevista para 2021. The Extraordinaries tem previsão de lançamento em julho de 2020 nos EUA, e espero que seja publicado no Brasil em breve. Agradeço à editora Tor Teen, ao autor T.J. Klune e à NetGalley pela oportunidade de ler em primeira mão esse livro divertidíssimo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

*Resenha* Carrossel Sombrio e Outras Histórias

*Resenha* Surrender Your Sons

*Resenha* Até o Fim do Mundo