*Resenha* Entre Gravetos e Ossos

Sempre gostei de histórias como Alice No País das Maravilhas, Peter Pan e Nárnia, em que crianças deixam suas vidas chatas e comuns por um mundo de magia, mistérios e loucura. Não foi nenhuma surpresa essa série da autora Seanan McGuire me atrair também.

O primeiro volume apresenta um lar para crianças que foram a esses mundos de aventuras, mas voltaram para a vida normal mudados e sem conseguir se adaptar ao comum e tedioso. Com um grupo diversos de personagens, mistério e uma mitologia criativa, sem falar na personagem principal assexual, De Volta Para Casa foi um dos livros que mais gostei de ler ano passado.

Entre Ossos e Gravetos é um prelúdio, e foca nas gêmeas Jack e Jill, e nos acontecimentos que as levaram a agir de certa maneira no primeiro livro.

Eu adoro a forma como a história é narrada, bem em tom de contos de fada, mas sempre com um tom de ironia ácida que traz o ceticismo de um adulto à uma história que poderia ser infantil.

Jack e Jill são ótimas protagonistas. Gêmeas que sempre foram tratadas diferente, uma a perfeita jovem dama que a mãe desejava, e a outra a moleca que o pai queria. Elas nunca tiveram oportunidade de conhecer o mundo por si mesmas, nem fazer suas próprias escolhas, e ambas anseiam por liberdade. Quando dada a escolha, elas não hesitam muito em deixar tudo para traz.

Só que o mundo para o qual viajam é escuro, em tons de sépia, e, divididas entre permanecerem juntas e trilharem seus caminhos separadas, elas vão cada uma para um lado, e aprendem a viver como desejam.

Claro, todo desejo custa caro, e amor e obsessão não estão muito atrás.

A autora pinta um conto de fadas sombrio de vampiros e cientistas loucos que nos suga para dentro, assim como sugou Jack e Jill. É uma pena que a história seja tão curtinha, mas entendo que a proposta é contar algo sucinto, e todos os livros da série são curtos.

No Brasil, a editora Morro Branco está publicando o terceiro volume, Sob o Céu Açucarado, que eu mal posso esperar para ler. Nos EUA, a série já tem cinco volumes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

*Resenha* Carrossel Sombrio e Outras Histórias

*Resenha* Surrender Your Sons

*Resenha* Até o Fim do Mundo