*Resenha* Além-Mundos 
Scott Westerfeld 
546 páginas 
Editora Galera Record 
Além-Mundos pode ser considerado dois livros em um. Em capítulos alternados, seguimos a história de Darcy Patel, uma menina de 18 anos que acabou de conseguir um contrato com uma editora para publicar seu primeiro livro, e seguimos a história de Lizzie, a personagem criada por Darcy em seu livro. 
Darcy se muda para Nova York para mergulhar de cabeça no mercado editorial dos livros YA - young adults, ou jovens adultos, seguimento que está em alta, claramente -, conhecer outros autores, editar seu primeiro livro - que se chama Além-Mundos - e começar o segundo. 
Lizzie é a única sobrevivente de um atentado terrorista ao aeroporto de Dallas. Em meio ao pânico, ela liga para a emergência, e a atendente lhe sugere fingir-se de morta. Lizzie finge tão bem que acaba passando para o outro lado, o lado dos mortos, e adquire a habilidade de ver e falar com fantasmas. 
Foi muito interessante ver como Darcy lida com todas as coisas novas que ela encontra em Nova York - morar sozinha pela primeira vez, lidar com um orçamento que ela nunca consegue manter, conhecer pessoas novas, se apaixonar - e como funciona o mercado editorial para novos autores. Sendo eu uma aspirante a escritora, ler esse livro só me fez querer escrever, escrever e escrever, para ver se chegar logo a minha vez. 
É engraçado como escrever parece fácil, quando se imagina a história, mas o ato de colocar as ideias no papel é a coisa mais complicada do mundo. Sem falar que nunca sai como a gente tinha pensado. #dificuldadesdeescritor 
Gostei muito de como a história de Lizzie é modificada de acordo com as correções e exigências da editora de Darcy. O final de Lizzie que está no livro não é o final original de Darcy, mas um que ela precisou criar a pedido da editora. Gostaria de poder ler o manuscrito de Darcy, para poder comparar com o produto final. 
Isso me fez pensar em como meus livros favoritos devem ser como manuscritos. Quanto foi mudado? Quanto foi criado a pedido da editora? O que foi cortado? 
Darcy tem apenas 18 anos quando a conhecemos, ela tem uma visão "inocente" da vida, cheia de esperanças e expectativas que todos nós já tivemos ao embarcar em uma nova fase da vida. É legal ver como ela amadurece, como cresce como pessoa e como escritora. 
Lizzie também amadurece, mas na dureza de uma vida cercada por morte - literalmente, afinal, ela vê fantasmas. Ela precisa tomar decisões difíceis que a colocam em uma posição complicada, e a forma com a qual ela lida com isso mostra o quanto ela também cresceu. Claro, isso pode muito bem ser um reflexo de como Darcy, sua criadora, cresceu, já que o final de Lizzie é diferente do que Dracy pensou quando escreveu a história pela primeira vez. 
Nisha, a irmã mais nova de Darcy - um geniozinho da matemática que vive arrancando os cabelos quando Darcy sai do orçamento, o que é sempre -, é uma personagem forte que se sobressai à história. Ela é a confidente de Darcy, e sua maior apoiadora. 
Imogen, uma jovem escritora YA que Darcy conhece em sua primeira noite em Nova York, é um mistério que Darcy tem o prazer de desvendar. Ela é mais velha, mas também está lançando seu primeiro livro. Adorei como Darcy não percebe o quanto gosta de Imogen até que a outra confesse sua atração. É aquele se apaixonar que acontece sem nem perceber, de forma tão suave que quando se dá conta, já está lá no fundo. Darcy tem um nervosismo e insegurança típico de um primeiro relacionamento. 
Do lado de Lizzie, temos Yamaraj, uma espécie de guia que ajuda Lizzie a desvendar seus novos poderes de psicopompo - como os guias espirituais, ou valquírias, são chamados -, e por quem Lizzie se apaixona logo de cara. Também conhecemos Mindy, uma fantasminha que assombra a mãe de Lizzie, Ana, desde que a mulher tinha onze anos. Mindy foi assassinada quando tinha onze anos, e era a melhor amiga de Ana na época. Lizzie faz sua missão encontrar o assassino e dar paz à pobre menininha fantasma. 
Apesar de ser um livro grande - mais de 500 páginas -, eu li bem rápido, já que a leitura é muito fácil, e você simplesmente não quer parar de ler. Como os capítulos são alternados, é sempre um mistério o que vai acontecer depois, já que é preciso ler um capítulo inteiro sobre Darcy para saber o que vai acontecer com Lizzie, e vice e versa. 
Vale a pena enfrentar todas essas páginas, não se sinta intimidado. É uma leitura muito boa!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

*Resenha* Carrossel Sombrio e Outras Histórias

*Resenha* Surrender Your Sons

*Resenha* Até o Fim do Mundo