*Resenha* Os Eternos Volume 1 – O Legado

Eu adoro as edições da Editora Morro Branco, e Os Eternos não é exceção. O livro é uma colaboração das autoras  Amie Kaufman e  Meagan Spooner.

Sinopse:

“Quando a mensagem de uma raça alienígena há muito extinta chega à Terra, parece ser a solução que o planeta precisava. A tecnologia avançada dos Eternos tem a capacidade de reverter dano ambiental e mudar vidas – e Gaia, o antigo planeta natal deles, é um tesouro esperando para ser descoberto.

Para Jules Addison e seus colegas acadêmicos, a descoberta de uma cultura alienígena oferece uma oportunidade extraordinária para estudo… desde que saqueadores como Amelia Radcliffe não roubem tudo. As diferentes razões que Mia e Jules têm para se infiltrar em Gaia os colocam em conflito, mas são obrigados a formar uma frágil aliança depois de enfrentarem outros saqueadores.

Para entrar no templo dos Eternos e acessar a tecnologia e informações nele escondidas, eles precisam decifrar os antigos segredos dessa raça extinta e sobreviver às suas armadilhas. Mas quanto mais aprendem sobre os Eternos, mais sua presença no templo parece parte de algo maior que pode determinar o fim da raça humana…”

A história segue Mia e Jules, dois jovens que chegam à Gaia ilegalmente, uma vez que expedições ao planeta não são autorizadas. Mia precisa arranjar qualquer tecnologia valiosa para pagar sua passagem e levar dinheiro para casa, enquanto o objetivo de Jules é estudar os templos da antiga raça e desvendar seus mistérios. Quando eles percebem os outros clandestinos no planeta não hesitarão em matá-los para tirá-los do caminho, eles juntam seus conhecimentos para não só sobreviver, mas também conseguir voltar à Terra.

A química entre os dois é boa, eles vão apendendo a confiar um no outro ao longo da aventura, mas eu senti que eles se dariam melhor como amigos do que como casal, o que parece inevitável. Se você está em uma situação de vida ou morte, você fica pensando o tempo todo sobre como a pessoa que você acabou de conhecer é irresistível?

Esse tipo de trama heteronormativa e sexonormativa me cansa um pouco, então eu meio que fui lendo por cima dessas partes mais melosas, o que eu achei meio arrastado.

Mia e Jules são personagens que vão se desenrolando conforme vão se conhecendo, e é possível se identificar com os dois. Mia teve uma vida difícil, vivendo sem recursos na Terra e sendo obrigada a se virar de qualquer jeito para sobreviver e cuidar de sua irmã mais nova. Jules teve uma vida privilegiada, mas vê seu mundo virar de cabeça para baixo quando seu pai é preso por traição à raça humana, e agora quer encontrar uma forma de inocentá-lo.

Toda a história dos seres antigos que enviaram a mensagem para Terra é bem interessante. Jules é especialista na linguagem da raça alienígena, e sabe que para entrar nos templos é necessário passar por uma série de desafios. Ele e Mia se dão muito bem nos desafios, e sempre se perguntam como um povo que existiu há tanto tempo, muito antes da humanidade, construiu coisas tão parecidas com antigas construções terráqueas.

Esse questionamento me pegou durante o livro todo, e me cheirou a conspiração logo de cara.
O forte do livro é, na minha opinião, como o ser humano é resiliente, e sempre vai encontrar formas de conseguir o que quer, seja pelo bem próprio ou o bem maior.

Como é apenas o primeiro volume, as respostas ficarão para o próximo, que eu mal posso esperar, já que o final é ótimo!

Se você gosta de ficção científica, com culturas alienígenas e personagens interessantes, vale a pena conferir. Me contem o que acharam no insta @sherlockreads_

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

*Resenha* Carrossel Sombrio e Outras Histórias

*Resenha* Surrender Your Sons

*Resenha* Até o Fim do Mundo