*Resenha* Birthday


Não escondo minha preferência por livros com temáticas LGBTQ+, então não foi surpresa chegar a esta linda história escrita por Meredith Russo. 

Sinopse:

“Dois melhores amigos. Um aniversário em comum. Seis anos...

ERIC: Houve o dia em que nascemos. Houve o minuto quando Morgan e eu decidimos ser amigos para a vida toda. Os anos que ficamos colados um no outro - quando a mãe de Morgan morreu, quando ele se mudou para o outro lado da cidade, quando eu entrei para o time de futebol, quando meus pais começaram a brigar. Mas às vezes eu me preocupo que Morgan e eu não seremos amigos para sempre. Que haverá um dia, um minuto, um segundo, em que tudo desmoronará e não poderemos voltar atrás.

MORGAN: Eu sei que cada aniversário deve ser como um novo começo, mas eu estou presa neste corpo e nessa vida errada, in Lugarnenhum, Tennessee. Com um pai que se importa mais com o time de futebol do que comigo, uma mãe que eu sinto falta mais do que qualquer coisa, e um melhor amigo que nunca pode saber meu maior segredo. Talvez um dia eu esteja pronta para me tornar a pessoa que sou por dentro. Para me tornar ELA. Para contar ao mundo. Para contar ao Eric. Mas quando?

Seis anos de aniversários revelam o destino de Eric e Morgan enquanto eles se reúnem, se afastam, se apaixonam, e descobrem quem estão destinados a ser - e se devem ficar juntos.”

Morgan e Eric nasceram no mesmo dia, no mesmo ano, no mesmo hospital. Desde então, suas famílias se tornaram próximas e os dois se tornaram melhores amigos. Com vidas familiares distintas, eles passam por várias mudanças complicadas ao longo dos seis anos que a história segue.

Morgan é uma garota trans e luta contra o próprio corpo e a própria mente, além de aguentar a pressão das pessoas ao seu redor. Eric é um garoto cis e vive com o pai autoritário que oprime a esposa e os filhos, e não gosta da amizade de Eric com Morgan, a quem ele repetidamente chama de termos pejorativos.

O livro é dividido entre os dois pontos de vista, sempre na data do aniversário compartilhado, enquanto eles crescem e tentam se manter unidos.

Tudo é tratado com muita sensibilidade. A autora Meredith Russo é uma mulher trans, e utiliza de suas próprias experiências para trazer suas personagens à vida.

As tentativas de Morgan de entender seus pensamentos sobre seu corpo, as atividades “de menino” esperadas dela – na infância ela é a estrela do time de futebol infantil, mas, quando desiste, seu pai, o treinador do time, não entende e não tenta se conectar de outra forma - , quando ela tenta tornar sua aparência mais feminina para refletir seu interior, quando tenta tornar seu corpo mais masculino para agradar os outros. Os altos e baixos de Morgan são muito reais, e apresentados com a seriedade necessária. 

Eric sofre com o distanciamento, e tenta desesperadamente se conectar com Morgan. Ele sente um amor tão puro, e não consegue explicar onde a amizade e o amor romântico se separam. Antes da transição de Morgan, ele constantemente se refere a ela como feminina.

O crescimento, não somente de idade, dos dois personagens é lindo, tanto separados quanto juntos. 

As famílias são uma parte importante da história também. Morgan vive com o pai viúvo e sente muita saudade da mãe que morreu quando ela era nova. Ela não sente conexão com o pai e tenta ao máximo evitar dar qualquer preocupação a ele, escondendo a si mesma até não aguentar mais. Já Eric tenta relevar o comportamento do pai e do irmão mais velho, que já afastou o irmão do meio e deixa a mãe cada mais triste.  Eles aprendem em quem podem confiar, e como se tornar pessoas mais fortes com aqueles que os amam em volta.

Li esse livro em uma noite, não consegui parar. A cada aniversário a diferença em Eric e Morgan é clara, e não pude deixar o livro de lado por um minuto. Terminei com lágrimas nos olhos e um sorriso no rosto. 

No Brasil, Birthday ainda não foi publicado, mas outra obra de Meredith Russo, Apenas Uma Garota, foi lançado pela editora Intrínseca, e está na minha lista com certeza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

*Resenha* Carrossel Sombrio e Outras Histórias

*Resenha* Surrender Your Sons

*Resenha* Até o Fim do Mundo